Competições de atletismo em Lufbra

No dia 23 (domingo) nós compramos ingressos para assistir as competições de atletismo realizadas no Estádio Olímpico da Universidade de Loughborough. Foi um dia lindo de sol típico dos brasileiros. Eu tive que procurar uma sombra para ficar de tão quente que estava o sol. Vcs verão nas imagens que centenas de pessoas estão sentadas pelo gramado enquanto na pista de atletismo rolam as eliminatórias de diversos esportes como o salto com vara, salto em altura, saldo em distãncia, lançamento de dardo, lançamento de peso e as de atletismo como 100, 200, 400, 800, 1500, 3000 metros e outras com barreiras, revezamento com o bastão etc. Tanto masculino como feminino. Tudo muito organizado. Dezenas de árbitros da Federação Inglesa. Atletas dos países que compõem o Reino Unido, foram convidados para competirem com os atletas da universidade de Lufbra. As provas foram emocionantes, principalmente as finais. Mas houve três momentos de muita emoção. Um foi quando crianças de escolas até uns 10 anos de idade entraram na pista de atletismo para fazerem uma prova divertida. Eu fiquei com a impressão de que a distância dava uns 100 metros. Metade das crianças em uma extremidade e a outra metade na outra extremidade. Primeiro as meninas. Então 4 meninas saíram de uma extremidade em direção a outra extremidade. Ao chegarem batiam na mão de outra menina da mesma equipe que começava a correr na direção da outra exrtremidade. Assim, o primeira que chegou tocou a mão da colega que saiu em toda velocidade. Quando as últimas 4 concluíram o percurso. A que chegou em primeiro lugar venceu a competição. Depois foram a vez dos meninos. Imaginem a torcida dos familiares destas crianças gritando seus nomes que soavam em nossos ouvidos como nomes que nunca ouvimos. Aquela gritaria. Também não sabíamos o que gritavam. Víamos sim crianças voando na pista de tanta velocidade que vinham. A meninada inglesa é toda baixinha, todos loiros, todos de olhos azuis. Já vi muitos jovens altos e fortes então fico me perguntando em que idade será que eles se desenvolvem fisicamente e crescem. Porque do contrário o futuro reserva aos ingleses uma galera toda baixinha. E a emoção foi ter certeza que o segredo inglês que faz da Inglaterra melhor sucesso nas olimpíadas do que o Brasil, é o fato de treinar seus atletas desde a infância como pude ver naquela tarde, meninos e meninas que voam na pista incorporados do espírito de competição.

O segundo momento foi quando as atletas de Loughborough faziam o revezamento 4 x 4 com o bastão e lideravam a prova com uma distância razoável, quando no último revezamento a equipe da Grãbetanha alcançou Lufbra e venceu. Silenciou o grito eufórico da torcida para se ouvir somente um oh oh oh oh oh oh! Que é o mesmo lamento em português.

O terceiro lavamos a alma quando a equipe equipe masculina da Universidade de Loughborough fez também o revezamento 4 x4 que foi a última prova da tarde, já eram 18 horas. Deu-se a largada e Lufbra disparou, fez todas as trocas de bastão perfeitas e venceu com distância folgada para em gritos e em palmas agitar toda a torcida.

Foi uma tarde inesquecível, porque apesar de ser apaixonado por competições de atletismo, nunca tivera antes a oportunidade de assistir estas provas em um estádio olímpico e vejam que este é de uma universidade.

Morei em Salvador e lá não tem um local semelhante, no Rio quando morei lá não tinha e também não tem em Brasília. No interior da Inglaterra em uma cidade que não está entre as maiores de UK tem um local assim. Vejam as fotos.

Sobre bellofilho

Meu nome é Augusto. Eu tenho 66 anos e sou aposentado. Sou compositor e cantor e ultimamente tenho me dedicado ao CD gospel que recentemente gravei, intitulado por "Eu te louvarei" que é o nome de uma das músicas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s